História


Desde a sua criação, no século XIX, a Escola de Belas Artes/EBA já participava do teatro, da ópera, da dança e do carnaval cariocas, por meio da atuação de seus estudantes e professores como cenógrafos, cenotécnicos e figurinistas.


A formação do artista cênico no âmbito da EBA se dava pelo oferecimento de disciplinas de indumentária ministradas por Sophia Jobim Magno de Carvalho, a partir de 1949, e disciplinas de cenografia ministradas por Tomás Santa Rosa, no período entre 1953 e 1956. Sob os ecos da Reforma Universitária de 1968, a Congregação da EBA, em 1971, decidiu transformar os cursos, até então de especialização, em cursos de graduação. O curso de Artes Cênicas, com habilitações em Cenografia e Indumentária, foi formalmente criado em sessão do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRJ, de 27 de outubro de 1971. Entretanto Cenografia e Indumentária teriam continuado a funcionar como cursos independentes até 1974, sendo somente em 1975 criado o Bacharelado em Artes Cênicas – com habilitações em Cenografia e Indumentária. O reconhecimento definitivo pelo Ministério da Educação já como Bacharelado em Artes Cênicas – habilitações em Cenografia e Indumentária aconteceria em 29 de outubro de 1979. Em 1983 realizou-se a primeira reforma curricular do curso de Artes Cênicas – habilitações em Cenografia e Indumentária, versão praticada até o final do ano de 2013, quando foi então aprovada pela Câmara de Currículos do CEG a segunda reforma curricular, esta já considerando Cenografia e Indumentária novamente como dois cursos independentes. No ano de 2006, entre a reforma atual e a de 1983 fizeram-se algumas mudanças no quadro de disciplinas. No ano de 2012, para fins de renovação de reconhecimento junto ao MEC, foram avaliados como cursos independentes Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária. A versão curricular proposta pela reforma aprovada em novembro de 2013, e em vigor atualmente, foi portanto implantada em 2014.1.


A atividade do Cenógrafo e do Figurinista (o profissional que é formado em Indumentária) é regulamentada pela Lei Nº 6533, de maio de 1978, que dispõe sobre as profissões de Artistas e de Técnicos em Espetáculos e Diversões.


Embora existam, em todo o Brasil, cursos superiores de Artes Cênicas/Teatro que ofereçam disciplinas de cenografia e figurino, há somente três IES que oferecem Bacharelados nas áreas de Cenografia e Indumentária/Figurino todos localizados na Região Sudeste: UFRJ, UniRio e USP. No caso da UFRJ, os Bacharelados em Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária localizam-se na Escola de Belas Artes – EBA.


A atividade do Figurinista e do Cenógrafo estão presentes em diversos setores artísticos e culturais, como teatro, dança, ópera, circo, carnaval, cinema, televisão, vídeo, assim como nas áreas de eventos, feiras, publicidade, entre outras. Para atender à demanda desta diversidade de setores artísticos e culturais, os cursos de Artes Cênicas da EBA/UFRJ vêm buscando aprimorar-se, no sentido de possibilitar uma formação, ao mesmo tempo, especializada e diversificada. Especializada no sentido de fornecer aos alunos a base teórica, cultural, artística/teatral, técnica e ética para que eles possam exercer a profissão com excelência. Diversificada na medida em que possibilita ao aluno escolher a área que lhe seja de maior interesse no campo das artes. Deste modo, é notável a diversidade de trabalhos que os cursos vêm apresentando nos últimos anos, voltados para áreas como Carnaval, Performance, Vídeo, Vestuário - em sentido amplo -, além do Teatro, que constitui a área central da formação.


O fato de os cursos de Artes Cênicas estarem inseridos na Escola de Belas Artes é um fator fundamental para a potencialização desta diversidade, sendo a interdisciplinaridade um dos seus elementos diferenciais.


Além do diálogo com o setor das Artes Visuais, os cursos de Artes Cênicas vêm buscando, nos últimos anos, um maior aprofundamento no campo da prática artística, por intermédio de laboratórios, de grupos e projetos de pesquisa, e de atividades de extensão. Esta relação é promovida também pela interação dos cursos de Cenografia e Indumentária com os de Direção Teatral e Música, também da UFRJ.


Em suma, os cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária, da Escola de Belas Artes da UFRJ, formam cenógrafos e figurinistas para atuarem na área da arte teatral e em diversas outras áreas artísticas, como carnaval, ópera, cinema, televisão, vídeo, moda, publicidade etc., partindo do pressuposto de que a integração entre teoria e prática está na base de todo o ensino das Artes Cênicas. Desta forma, os cursos buscam atender à crescente demanda de profissionais no campo das artes da cena e de áreas afins, reforçando sua importância para a cidade do Rio de Janeiro e buscando ser uma referência no campo da formação superior em Artes Cênicas, nas áreas de Cenografia e Indumentária/Figurino no Brasil.