OBJETIVO
Os cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária – do Departamento de Artes Teatrais da Escola de Belas Artes da UFRJ formam cenógrafos e figurinistas para atuarem na área da arte teatral e em diversas outras áreas artísticas, como: ópera, circo, dança, carnaval, cinema, televisão, vídeo, moda, publicidade, eventos, entre outras. Os cursos procuram equilibrar os campos teórico e prático na formação desses artistas, tanto no que concerne a cada disciplina quanto no que diz respeito à estrutura global do curso, partindo da ideia de que a integração entre teoria e prática está na base de todo o ensino das Artes Cênicas. Visamos aproximar nossos cursos de espaços de produção artística. Além da instância do ensino, há uma série de projetos de pesquisa e de extensão em desenvolvimento, que objetivam a realização de trabalhos artísticos. Tais projetos se configuram como laboratórios de experimentação e de integração teórico-prática e oferecem aos estudantes inúmeras possibilidades de exploração dos vários modos e tendências da criação no âmbito das artes da cena.
MISSÃO DOS CURSOS
Graduar profissionais que atuem nas áreas de cenografia e indumentária/figurino com uma sólida formação artística, considerada do ponto de vista teórico-prático, técnico e ético.
Fazer com que o estudante adquira uma visão universal das artes da cena, dentro de uma perspectiva contemporânea, a qual abrange uma maior inter-relação das diversas artes.
Capacitar o estudante para a realização de projetos de cenografia e de figurinos aplicados ao teatro, em especial, e também ao carnaval, à televisão, ao cinema, à ópera, à dança e à publicidade, à museologia, às artes visuais e similares.
Habilitar o estudante a desenvolver uma linguagem própria como artista cênico.
Contribuir para a formação cidadã, estimulando os valores éticos ligados à responsabilidade, à cooperação e à justiça social.
PERFIL DO EGRESSO
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro/CNE/CES 095/2003 (aprovadas pela Resolução nº 4, de 08-03-2004), o perfil do egresso do curso de Teatro deve “compreender uma sólida formação ética, teórica, artística, técnica e cultural que o capacita tanto a uma atuação profissional qualificada, quanto à investigação de novas técnicas, metodologias de trabalho, linguagens e propostas estéticas. A este perfil acrescente-se também a postura de permanente busca de atualização profissional, da iniciativa de interferir no mercado de trabalho, de criar novas possibilidades de atuação intelectual e artística, de contribuir para o desenvolvimento artístico-cultural do país, no exercício da produção de espetáculos teatrais, da pesquisa e da crítica teatral, bem como o domínio de metodologias de ensino adequadas à arte teatral sob suas diferentes formas”.
AMBIENTES DE ATUAÇÃO
Os egressos dos cursos de Cenografia e de Indumentária atuam na área da arte teatral e em diversas outras áreas artísticas e culturais, como teatro, dança, ópera, circo, carnaval, cinema, televisão, vídeo, assim como nas áreas de eventos, feiras, publicidade, entre outras. O profissional atua na criação e na execução de projetos artísticos e culturais, desenvolvendo trabalhos em equipe, com especialistas dos diversos setores da arte e da cultura.
O Bacharel em Artes Cênicas pode atuar profissionalmente na área pública ou privada, em setores de arte e cultura, no campo do ensino e da pesquisa, em Instituições de Ensino Superior, em Escolas Técnicas, em grupos, companhias e cooperativas artísticas etc. Pode também atuar como empreendedor autônomo, desenvolvendo projetos ou prestando consultoria.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO
O egresso dos cursos de Artes Cênicas desenvolve diversas funções na sua carreira profissional e estas são divididas em competências que envolvem aspectos criativos, técnicos e capacidade de gerência. No que diz respeito aos aspectos criativos, o profissional deve atuar em equipe sendo capaz de pesquisar, analisar, criar objetos e formas em espaços e/ou figurinos, expressando sentidos. Os aspectos técnicos dizem respeito à capacidade de representar cenários e figurinos por meio de ilustrações, maquetes e desenhos técnicos, sendo capaz de escolher materiais e de determinar formas de construção dos projetos. Quanto aos aspectos de gerência, o profissional deve fazer e acompanhar orçamentos de projetos; elaborar de forma participativa planejamento de execução; ser capaz de integrar-se aos outros profissionais envolvidos no projeto e orientar equipes de execução.
Para a sustentação e a realização das competências previstas, o egresso deve ter as seguintes habilidades:
1. Conhecimento dos elementos da linguagem teatral, suas especificidades e seus desdobramentos.
2. Conhecimento da história e da teoria do teatro, e da literatura dramática.
3. Domínio dos códigos e das convenções da linguagem cênica na concepção da encenação.
4. Domínio técnico-construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral.
5. Capacidade de auto-aprendizagem contínua, por meio da confrontação crítica de propostas estéticas contemporâneas, das formulações teóricas decorrentes e do conhecimento adquirido na Universidade.
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
Os cursos são organizados em 8 períodos, em seu tempo mínimo de integralização, e 12 períodos como tempo máximo.
Total de horas-aula Cenografia: 2.667H
Total de horas-aula Indumentária: 2.667H
Total de Créditos Cenografia – 110cr
Total de Créditos Indumentária – 108cr
Créditos/Horas em disciplinas obrigatórias:
Cenografia – 99cr; 1935H
Indumentária – 97cr; 1935H
Créditos/Horas RCS obrigatórios Cenografia e Indumentária:
Projeto final de graduação (TCC) – 3cr; 120H
Atividades Complementares – 120H
Atividades de Extensão – 267H
Créditos/Horas em disciplinas (e RCS) optativas de escolha condicionada – 4cr; 105H
Créditos/Horas em disciplinas (e RCS) optativas de livre escolha – 4cr; 120H
Até o ano de 2013, os currículos dos cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária eram divididos em dois ciclos: o básico e o profissionalizante. Do ciclo básico faziam parte disciplinas teóricas e práticas da área de Artes; já o ciclo profissionalizante era constituído por disciplinas teóricas e práticas da área específica, isto é, Teatro. Por sua vez, esta área específica dividia-se em subáreas: Cenografia e Figurino, Direção e Iluminação Teatral, Atuação Teatral, Dramaturgia e Produção Teatral. Nos atuais currículos dos cursos de Cenografia e Indumentária, vigentes desde 2014, esta divisão entre básico e profissionalizante foi extinta, de modo que as disciplinas da área específica estão presentes desde o primeiro período, permitindo ao aluno o contato imediato com os conteúdos daquele que era anteriormente chamado ciclo profissionalizante. Assim, a reforma curricular buscou atenuar, de um lado, a distância entre as disciplinas consideradas como pertencentes a um ciclo básico e as disciplinas específicas ou profissionalizantes; de outro lado, atenuar a separação entre teoria e prática. Durante todo o curso – de Cenografia e de Indumentária – em diversas disciplinas, os presentes currículos procuram equilibrar os conteúdos teóricos e práticos, de tal forma que a maior parte das disciplinas, obrigatórias e optativas, é categorizada como teórico-prática.
Seguindo a orientação presente nas Diretrizes Curriculares que propõem uma maior flexibilidade nos currículos, construímos matrizes curriculares em que a carga horária de disciplinas obrigatórias se reduz progressivamente, de modo que, à medida que avançam nos cursos, os estudantes têm maior disponibilidade para realizar Atividades Optativas, Atividades Complementares e Atividades de Extensão, permitindo-lhes uma formação mais aberta e mais personalizada. Além disso, uma das diferenças centrais entre os currículos antigos e os atuais encontra-se na redução de disciplinas que exigem pré-requisitos, de modo a tornar as matrizes curriculares mais flexíveis.
FORMAS DE ACESSO
A principal forma de acesso aos cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Indumentária - é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), utilizando exclusivamente as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Anualmente são oferecidas 25 vagas para Cenografia e 25 vagas para Indumentária, sendo 15 para ingresso no 1º período do ano, e 10 para ingresso no 2º período. Outras formas de ingresso são: REINGRESSO (isenção de vestibular para estudantes graduados da UFRJ); ISENÇÃO DE VESTIBULAR (isenção de vestibular para estudantes graduados de qualquer outra IES); MUDANÇA DE CURSO (para estudantes da UFRJ matriculados em outros cursos); TRANSFERÊNCIA EXTERNA FACULTATIVA (com aplicação de prova específica); TRANSFERÊNCIA EXTERNA ESPECIAL (com utilização de nota do ENEM).
Para maiores informações e detalhamentos, acessar as página da Pró-Reitoria de Graduação PR1 da UFRJ: http://graduacao.ufrj.br/ e da Coordenação de Acesso à UFRJ https://acessograduacao.ufrj.br/
EQUIPE RESPONSÁVEL
Atualmente os cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária contam com um Corpo Docente altamente qualificado e apto a trabalhar os conhecimentos exigidos para manter a tradição e o reconhecimento dos cursos. São profissionais com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado, com produção científica e artística relevante no campo das Artes da Cena em suas diversas modalidades: Teatro, Cinema, Vídeo, TV, Performance, Carnaval, Ópera etc. São ao todo 09 docentes, 08 deles com Doutorado. Contamos ainda com o apoio técnico da Secretaria Acadêmica e de todo o corpo administrativo da EBA.
INFRAESTRUTURA
As aulas dos cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária da EBA ocorrem no Prédio Jorge Moreira Machado (JMM), no Campus da Ilha do Fundão.
As aulas são distribuídas do seguinte modo:
Os Ateliês de Cenografia e Figurino para as aulas práticas estão alocados no JMM, salas 604 e 606.
Aulas teóricas e teórico-práticas na sala 709.
Aulas teórico-práticas nas áreas de atuação, direção, iluminação e dramatagia estão alocadas na sala 706 (Laboratório de Teatro Tomás Santa Rosa). Nesta sala estão também alocados os Laboratórios Artísticos Centro de Produção Teatral - CPT; OBJETOS PERFORMÁTICOS; e Laboratório de Processos do Ator e da Cena - LABAtor,
O Centro de Referência Têxtil/Vestuário – acervo de vestuário e acessórios concebido para criar subsídios para o estudo do vestuário e do figurino na EBA , foi inicialmente instalado na sala 709. Em 2015 foi incorporado ao Museu D. João VI, e transferido para suas instalações.
NOSSA TURMA EM NÚMEROS
Atualmente os cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária contam com aproximadamente 250 estudantes regularmente matriculados. Somos uma dentre as 3 únicas IES no Brasil que oferecem Bacharelados nas áreas de Cenografia e Indumentária/Figurino.