TCC

Trabalho de Conclusão de Curso dos Bacharelados em Artes Cênicas | Cenografia e em Artes Cênicas | Indumentária


Os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs dos cursos de Artes Cênicas - Cenografia e Artes Cênicas - Indumentária são projetos teórico-práticos, acompanhados de um memorial descritivo. Os trabalhos podem ser desenvolvidos para linguagens artísticas diversas como teatro, performance, ópera, cinema, vídeo, televisão, carnaval, publicidade, exposição, moda etc. No TCC, o estudante tem a oportunidade de explorar modos variados da criação e da pesquisa em artes, e de experimentar uma série de competências, que envolvem aspectos técnicos e criativos.

Os TCCs podem ser acessados em: https://pantheon.ufrj.br.

PROCEDIMENTOS

O estudante deverá solicitar à Coordenação dos cursos de Artes Cênicas a inscrição no RCS Projeto de Graduação em Cenografia (BATY02), se for do curso de Artes Cênicas - Cenografia, ou no RCS Projeto de Graduação em Figurino (BATY01), se for do curso de Artes Cênicas - Indumentária. A orientação será de um membro do corpo docente dos cursos de Artes Cênicas. Nos casos em que se justifique um coorientador, este poderá ser dos cursos ou externo a eles. Nos fluxogramas dos cursos, os TCCs estão previstos no oitavo (e último) período, após o estudante ter cumprido todos os requisitos necessários para a realização de seu projeto final. Por isso, a inscrição no TCC deve ser feita no oitavo período, sendo de até dois semestres letivos o prazo máximo para o seu desenvolvimento.


Os TCCs devem ser apresentados pelos alunos, individualmente, em defesa pública, agendada para o final de cada período letivo. A Banca de avaliação será composta por três professores, incluindo o orientador (e coorientador, se for o caso). No mínimo dois membros da Banca deverão ser dos cursos de Artes Cênicas, podendo haver um membro convidado de outros cursos e outras IFES. No prazo de 30 dias antes da Defesa do TCC, o projeto será submetido a uma Pré-banca, cujo objetivo é avaliar previamente o seu andamento. A avaliação final do projeto é realizada com base nos seguintes critérios: (a) Conceito; (b) Metodologia; (c) Apresentação; e (d) Memorial Descritivo, levando-se em conta a aquisição por parte do aluno de competência para desenvolver uma linguagem própria como artista cênico. Após a defesa do TCC, o aluno deverá enviar à Coordenação dos cursos, arquivo, no formato pdf, com o projeto completo digitalizado. Os arquivos PDF dos TCCs defendidos são disponibilizados no site https://pantheon.ufrj.br. As normas para elaboração e defesa dos TCCs estão descritas no PPC dos cursos de Artes Cênicas – Cenografia e Indumentária, acessível neste site.

ORIENTADORES E ÁREAS DE INTERESSE


ANDRÉA RENCK

espaço cênico; cenografia brasileira; teatro político; história da cenografia; cenografia teatral.


ANTONIO GUEDES

espacialidade e narrativas; espaços alternativos; dramaturgias experimentais; instalações.


CÁSSIA MARIA MONTEIRO

cenografia em edifícios teatrais; cenografia de teatro em espaços alternativos; cenografia para shows e eventos; instalações cenográficas; expografia.


DESIRÉE BASTOS

figurino; cenografia; performance; carnaval; dança; teatro; wearable art.


GILSON MOTTA

teatro de formas animadas – teatro de sombras; performatividade da cenografia e da indumentária; releitura dos mitos trágicos; dramaturgia do espaço; dramaturgia.


JOSÉ DIAS

criação cenográfica para diversas linguagens; arquitetura cênica; cenotecnia; iluminação cênica.


LARISSA ELIAS

práticas performativas; visualidades e espacialidades; dramaturgia sonora; cena e tecnologia; teatro e cinema.


MADSON OLIVEIRA

figurino; carnaval; atravessamento de linguagens artísticas.


MARIA CRISTINA VOLPI

figurinos para teatro, cinema e televisão; objetos vestíveis; criação de personagens para narrativas visuais (RPG, HQ etc.).


RONALD TEIXEIRA

cenografia; figurino; direção de arte.


SAMUEL ABRANTES

poéticas têxteis; representação gráfica, memórias sensoriais, cores e formas; visualidade plástica da cena contemporânea; narrativas e engendramentos semiológicos.